E3 - A competição acirrada entre a Microsoft, Nintendo e Sony

A E3 na semana passada foi fera! Todos os grandes jogadores estavam lá. E3, pra quem não sabe, é uma feira de tecnologia onde várias empresas de computadores e vídeo games mostram as suas novas invenções e produtos anualmente, em Los Angeles. Aqui está a minha repartição do show.

E3 2010

Microsoft: O pessoal da Redmond liderou o caminho com uma festa de lançamento apresentando uma performance personalizada do Cirque Soleil. Isso foi só para esquentar as coisas - quando se tratava de anúncios atuais, a Microsoft adotou uma abordagem a dois níveis. Por um lado, ela está criando os novos jogos Gears of War, Fable and of Course e Halo. Por outro lado, está tomando tempo para reiniciar o Xbox 360 com o Kinect, que traz jogos com controle sem fio, além de vóz e a possibilidade de jogar com os movimentos do corpo, como eu já havia dito nesse post. Acho o Kinect um grande salto a frente na experiência com jogos, que irá agradar tanto os críticos quanto os jogadores casuais. Com uma nova aerodinâmica, o Xbox 360 ganhará um conjunto impressionante de novos jogos. No geral, eu diria que a Microsoft está muito bem posicionada para as férias.


Nintendo: A Nintendo está tendo uma abordagem muito diferente da que fez no ano passado - o foco está todo em jogos, sem mensionar Wii Fit ou quaisquer outros periféricos. Alguns jogos como a nova versão de Zelda e um exclusivo jogo do Mickey Mouse pareciam muito bons. Ao invés de adicionar nova tecnologia para a plataforma, os gastos da Nintendo foram mais com jogos clássicos e a tentativa de atualizar alguns jogos antidos do N64, como o GoldenEye. É uma estratégia que funcionou bem ano passado, mas os jogos estão começando a ficar meio repetitivos. Na parte móvel dianteira, o DS está recebendo uma atualização para 3D - sem a necessidade de óculos. Os jogos Kid Icarus e StarFox parecem ser bem divertidos. No entanto, nenhuma palavra foi dada sobre o custo ou a liberação. No geral, eu diria que a Nintendo saiu da E3 em segundo lugar.


Sony: A Sony também está investindo na tecnologia 3D no PS3, mas para isso serão necessários novos jogos, um desconfortável e caro óculos, e um novo aparelho de televisão para fazer com que tudo funcione - adicionando custos e problemas que parecem superiores aos benefícios.
A Sony também está ganhando controle de movimento com o Play Station, que é um bom esforço, mas também é caro.
Do meu ponto de vista, a Sony parece em todo o lugar com estratégias diferentes - parece que a empresa está jogando muito contra a parede para ver o que fura.


Moral da história? Foi uma E3 bem impressionante, sem dúvida o show mais interessante que nós vimos nos últimos anos. Os jogadores têm escolhas muito boas à frente deles. Mas aqui há um curinga - a Apple recentemente fez grandes movimentos em jogos com sua plataforma iOS, que teve participação no mercado de jogos móveis da Sony e Nintendo. Ela fará a iOS para a tela da TV, em uma nova Apple TV. E se isso acontecer, os jogos vem com ela? O mercado de jogos pode mudar drasticamente caso isso aconteça.

E3 2010 Fotos

Via, Via

1 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião: Nitendo ficou em primeiro lugar. (3D sem Oculooooss! oooooooo/)

Postar um comentário